Diante de inúmeros relatos de servidores e gestores públicos no tocante à dificuldade de planejamento quando o assunto é a manutenção da frota municipal, identificou-se a necessidade de tratar o tema de forma mais minuciosa. E, no intuito de desmistificá-lo, este treinamento tratará os aspectos jurídicos inerentes aos procedimentos prévios a esse tipo de contratação, que na maioria das vezes ocorre de forma verbal, auxiliando no passo a passo para o planejamento da contratação, tanto pela atual Lei Federal nº 8.666/1993, quanto pela Nova Lei de Licitações e Contratos, Lei Federal nº 14.133/2021. Objetivo:Um dos reflexos da falta de planejamento nas contratações de manutenção veicular é o drástico aumento dos processos de dispensas, não raras vezes, ilegais, e de pagamentos por indenização realizados pelos municípios para esse tipo de serviço. Atualmente, através do LicitaCon, em vigor desde 02.05.2016, qualquer cidadão pode visualizar as contratações realizadas pelo Poder Público, e agora com o advento do PNCP – Portal Nacional de Contratações Públicas, criado pela Nova Lei de Licitações, a visibilidade será ainda maior, visto que nacional. Da mesma forma, o próprio TCE/RS, órgão fiscalizador dos municípios, diante de eventual ilegalidade, poderá apontar o gestor pela inobservância das legislações. E é justamente por esses motivos que o objetivo deste treinamento é a conscientização dos gestores. Como se pretende fazer isso? Tratando os aspectos jurídicos envolvidos na manutenção veicular, explicitando as formas de contratação e alternativas à luz da Lei de Licitações e Pregão e, especialmente, o entendimento dos órgãos de controle.
05 de fevereiro de 2025: das 13h às 17h;
06 de fevereiro de 2025: das 09h às 12h e das 13h às 16h.
1. O SERVIÇO DE MANUTENÇÃO VEICULAR 1.1 Manutenção preventiva 1.2 Manutenção corretiva 2. PLANEJANDO A CONTRATAÇÃO 2.1 Levantamento da frota municipal 2.2 Separação dos veículos por natureza 2.3 Diagnóstico dos serviços 2.4 Peças a serem substituídas 2.4.1 Estimativa com base nas peças adquiridas nos últimos anos 2.4.2 Indicação da frota veicular em substituição à indicação das peças 2.5 Eventual contratação para o diagnóstico dos serviços e peças 2.5.1 De servidor público, nos moldes da CR 2.5.2 Da prestação de serviço, com base na Lei de Licitações 3. CONTRATAÇÃO DIRETA COMO EXCEÇÃO 3.1 Dispensa de licitação 3.1.1 Pelo valor 3.1.2 Hipótese do § 7º, do art. 75, da Lei Federal n.º 14.133/2021 3.1.3 Em situações de urgência/emergência 3.1.4 Como condição de manutenção da garantia 3.2 Inexigibilidade de licitação 3.2.1 Pela inviabilidade de competição 3.2.2 Por representante comercial exclusivo 3.3 Requisitos a serem observados na formalização da contratação direta 4. LICITAÇÃO COMO REGRA 4.1 Escolha da modalidade licitatória 4.2 O registro de preços e os benefícios na manutenção veicular 4.3 Pesquisa de mercado 4.3.1 Tabelas de preços 4.3.2 Orçamentos 4.4 Tipo de licitação 4.4.1 Menor preço 4.4.2 Maior desconto? 4.1.1 Exemplos de editais de órgãos oficiais 5. ASPECTOS ORÇAMENTÁRIOS E FISCAIS. 5.1 Orientação quanto à classificação orçamentária da despesa e emissão de notas fiscais, nos casos da contratação de manutenção preventiva e corretiva de frota, com ou sem a substituição de peças.
Auditório da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Bairro Navegantes, Porto Alegre.
10 horas.
Servidores responsáveis pelo planejamento da manutenção da frota municipal, integrantes dos Setores de Compras e Licitações, Secretários, controladores internos e demais interessados.
Léris Camarãn - Advogada, Especializanda em Gestão Pública e Direito Administrativo, Especialista em Direito Público, Consultora Jurídica da Pause & Perin Advogados e Professora da DPM Educação.
Taiana Silveira Barbosa Noronha - Contadora, Especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Especializanda em Direito Público, Consultora Contábil e Professora da DPM Educação.
ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Borba, Pause & Perin - DPM | |
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Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
01 a 02 participantes | R$ 666,00 por participante |
03 ou mais participantes | R$ 599,40 por participante |
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
01 a 02 participantes | R$ 626,04 por participante |
03 a ou mais participantes | R$ 563,44 por participante |
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Borba, Pause & Perin - DPM | |
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Valores para pagamento POR BOLETO | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
01 a 02 participantes | R$ 872,00 por participante |
03 ou mais participantes | R$ 784,80 por participante |
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
01 a 02 participantes | R$ 819,68 por participante |
03 a ou mais participantes | R$ 737,71 por participante |
DEMAIS INTERESSADOS | |
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Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX | VALOR |
01 a 02 participantes | R$ 1.253,02 por participante |
03 ou mais participantes | R$ 1.127,72 por participante |
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO | VALOR |
01 a 02 participantes | R$ 1.333,00 por participante |
03 a ou mais participantes | R$ 1.199,70 por participante |
DADOS BANCÁRIOS | |
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INSCRIÇÕES
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Será disponibilizado na central do aluno, apenas no formato digital. O acesso será enviado por e-mail em até 24h após a finalização do evento.
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