Detalhes dos Cursos
Auditório da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Bairro Navegantes, Porto Alegre.

Para Quem?

Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários, Procuradores e Assessores Jurídicos; membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, do Comitê de Investimentos, Gestores e Dirigentes do RPPS; integrantes do Controle Interno; servidores envolvidos, direta ou indiretamente, com os procedimentos de gestão do RPPS, demais servidores interessados.

Inscreva-se

Quando?

11 de março de 2025: das 09h às 12h e das 13h às 17h.

Auditório da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Bairro Navegantes, Porto Alegre.

Para Quem?

Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários, Procuradores e Assessores Jurídicos; membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, do Comitê de Investimentos, Gestores e Dirigentes do RPPS; integrantes do Controle Interno; servidores envolvidos, direta ou indiretamente, com os procedimentos de gestão do RPPS, demais servidores interessados.

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Parceira Acadêmica

Conselhos Deliberativo e Fiscal do RPPS: sua atuação, o relatório e o parecer anuais a serem entregues ao TCE, com análise de modelo sugestivo

Apresentação

Os Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS são constituídos mediante lei de cada ente federativo, com a finalidade de prover os direitos previdenciários dos servidores públicos titulares de cargos efetivos, hoje limitados a aposentadorias e pensões por morte.


Objetivando a profissionalização da gestão dos RPPS, através da Portaria nº 1.467, de 2022, o Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTP atualizou os parâmetros e as diretrizes gerais para a organização e funcionamento dos RPPS.


Paralelamente, o Tribunal de Contas do Estado – TCE editou nova regulamentação a ser observada para prestação das contas anuais do Prefeito, objeto da Resolução nº 1.134, de 2020, com a exigência de apresentação de relatório e parecer dos Conselhos do RPPS, contendo informações quanto à gestão do RPPS minimamente relatadas e manifestação conclusiva.


Neste treinamento temos por objetivo principal orientar os membros dos Conselhos quanto à elaboração do Relatório e Parecer que devem ser entregues anualmente ao TCE, considerando informações mínimas a serem abordadas e o acompanhamento contínuo realizado pelos Conselhos, com análise de modelo a ser disponibilizado para auxiliar na elaboração dos referidos documentos.

Público-Alvo

Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários, Procuradores e Assessores Jurídicos; membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, do Comitê de Investimentos, Gestores e Dirigentes do RPPS; integrantes do Controle Interno; servidores envolvidos, direta ou indiretamente, com os procedimentos de gestão do RPPS, demais servidores interessados.

Data / Horário

11 de março de 2025: das 09h às 12h e das 13h às 17h.

Local

Auditório da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Bairro Navegantes, Porto Alegre.

Carga horária

07 horas.

Módulos

1. A ESTRUTURA MÍNIMA DA UNIDADE GESTORA
1.1. Conselho Deliberativo
1.2. Conselho Fiscal
1.3. Comitê de Investimentos
1.4. Responsável pela gestão das aplicações dos recursos do RPPS


2. OS REQUISITOS MÍNIMOS A SEREM OBSERVADOS PELOS INTEGRANTES DAS ESTRUTURAS DA UNIDADE GESTORA ESTABELECIDOS PELA LEI FEDERAL Nº 9.717, DE 1998
2.1. Requisitos conforme a função
2.2. Prazos e periodicidade para comprovação


3. O ACOMPANHAMENTO PERMANENTE DA GESTÃO DO RPPS
3.1. O acompanhamento contínuo do plano de custeio
3.2. O acompanhamento do resultado financeiro
3.2.1. Identificação de insuficiência financeira
3.2.2. Procedimentos a serem adotados pelos Conselhos


4. O RELATÓRIO E PARECER ANUAIS DOS CONSELHOS DO RPPS
4.1. A Resolução TCE nº 1.134, de 2020: o exame das contas anuais do Prefeito
4.2. O Relatório Anual dos Conselhos: o que abordar e como estruturar as informações
4.2.1. Análise das Contas
4.2.2. Aplicações Financeiras
4.2.3. Demonstrações Contábeis
4.2.4. Manutenção do equilíbrio previsto na avaliação atuarial
4.3. O Parecer a ser exarado pelos Conselhos a partir das informações constantes no Relatório Anual

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Professor(a)

Júlio César Fucilini Pause - Advogado, Especialista em Advocacia Municipal, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Especialista em Direito Público, Diretor e Consultor Jurídico da Pause & Perin - Advogados, Diretor e Professor da DPM Educação.

Professor(a)

Lourenço de Wallau - Contador, Especialista em Direito Público, Diretor e Professor da DPM Educação.

Professor(a)

Tatiana Matte de Azevedo - Graduada em Direito. Pós-graduada, em nível de especialização, na área de Direito Civil e Processual Civil. Especialista na área de Previdência Pública. Certificada pelo Instituto Totum - Certificação CP RPPS DIRIG RPPS-I. Advogada e Consultora Jurídica da Pause & Perin - Advogados e Professora da DPM Educação.

Investimento

ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 503,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 452,70 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 472,82 por participante
03 a ou mais participantes R$ 425,54 por participante
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento POR BOLETO VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 659,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 593,10 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 619,46 por participante
03 a ou mais participantes R$ 557,51 por participante
Dados para empenho: DPM Educação Ltda., CNPJ 13.021.017/0001-77 Dados para empenho:
DPM Educação Ltda.,
CNPJ 13.021.017/0001-77
DEMAIS INTERESSADOS
Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX VALOR
01 a 02 participantes R$ 945,64 por participante
03 ou mais participantes R$ 851,08 por participante
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO VALOR
01 a 02 participantes R$ 1.006,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 905,40 por participante
DADOS BANCÁRIOS
Instruções

INSCRIÇÕES
- WEB: Clique no botão INSCREVA-SE.
- E-MAIL: Encaminhar para cursos@dpmeducacao.com.br mensagem informando município, título do curso desejado, nome completo do(a) inscrito(a) sem abreviaturas, CPF, cargo, e-mail e telefones de contato (profissional e celular).
- WHATSAPP: (51) 98041-5821.

Registramos que, uma vez feita a inscrição, procederemos o processo de cobrança. Em caso de cancelamento, solicitamos que o mesmo seja realizado em até 5 (cinco) dias úteis antes do evento.

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Será disponibilizado na central do aluno, apenas no formato digital. O acesso será enviado por e-mail em até 24h após a finalização do evento.
Atenção: Informamos que atrasos e saídas antecipadas serão computadas e registradas para fins de cálculo do percentual de frequência contemplado no certificado.

IMPORTANTE: No caso do não atingimento do número mínimo de inscritos para viabilidade do evento, este curso poderá ser cancelado até 5 dias úteis antes de sua realização, mediante aviso prévio. 


VAGAS LIMITADAS.

INFORMAÇÕES
Telefone (51) 3027-3400
Whatsapp (51) 98041-5821
E-mail cursos@dpmeducacao.com.br
Site www.dpmeducacao.com.br
Segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h