Detalhes dos Cursos
Curso EAD AO VIVO com transmissão em tempo real pelo zoom. No turno que antecede o evento será criado um grupo de whatsapp para envio das informações de acesso.

Para Quem?

Secretários Municipais, servidores municipais, profissionais da área de planejamento, administração, finanças e demais interessados.

Inscreva-se

Quando?

23 de julho de 2025: das 13h às 17h;
24 de julho de 2025: das 13h às 17h.

Curso EAD AO VIVO com transmissão em tempo real pelo zoom. No turno que antecede o evento será criado um grupo de whatsapp para envio das informações de acesso.

Para Quem?

Secretários Municipais, servidores municipais, profissionais da área de planejamento, administração, finanças e demais interessados.

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Parceira Acadêmica

Curso On-line: Elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para 2026

Apresentação

Nos termos do § 1º do art. 1º da Lei Complementar nº 101/2000 a responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas”, razão pela qual o planejamento é essencial à gestão fiscal responsável.


Nesse contexto, a LRF delineou os principais aspectos técnicos e legais sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que, compatibilizada com Plano Plurianual (PPA), cumpre importante papel no processo de planejamento orçamentário, ao determinar, por exemplo, a elaboração dos Anexos de Metas e de Riscos Fiscais, com o propósito de assegurar a transparência dos gastos públicos a consecução das metas fiscais e a permanente observância dos diversos limites fixados pela lei.


O objetivo do treinamento é esclarecer sobre o processo de elaboração da LDO para o ano de 2026, oferendo modelo de projeto de lei e anexos, conformados às determinações legais vigentes, enfatizando as particularidades tanto do projeto de lei, como dos diversos demonstrativos que compõem os seus anexos.

Público-Alvo

Secretários Municipais, servidores municipais, profissionais da área de planejamento, administração, finanças e demais interessados.

Data / Horário

23 de julho de 2025: das 13h às 17h;
24 de julho de 2025: das 13h às 17h.

Carga horária

08 horas.

Metodologia

Curso ao vivo com transmissão em tempo real pelo zoom.


NO TURNO QUE ANTECEDE O EVENTO CRIAREMOS GRUPO DE WHATSAPP PARA ENVIO DAS INFORMAÇÕES DE ACESSO.

Programação

1. LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXIGÊNCIAS LEGAIS E NORMATIVAS. CONTEÚDO OBRIGATÓRIO DA LDO
1.1 Definição de critérios para elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual;
1.2 Definição das Metas e Prioridades da Administração Municipal;
1.3 Definição de alterações da legislação tributária;
1.4 Definição da política de pessoal;
1.5 Regras para equilíbrio entre receita e despesa;
1.6 Diretrizes para o controle de custos e avaliação dos programas;
1.7 Diretrizes para a programação financeira e cronograma de execução mensal de desembolso;
1.8 Estabelecimento de diretrizes para a avaliação de metas fiscais, limitação de empenhos e movimentação financeira para o Poder Executivo e Legislativo;
1.9 Diretrizes orçamentárias para o regime de aprovação e de execução das emendas individuais e de bancada aprovadas pelo Poder Legislativo - Orçamento Impositivo;
1.10 Condições para transferências de recursos públicos a entidades privadas com e sem finalidade lucrativa e para pessoas físicas;
1.11 Definição do montante e da forma de utilização da reserva de contingência;
1.12 Definição de despesa irrelevante para dispensa da estimativa de impacto orçamentário e financeiro;
1.13 Estabelecimento de medidas de conservação do patrimônio público;
1.14 Autorização para assumir custeio de competência de outros entes da federação;
1.15 Diretrizes para concessão de incentivos ou benefícios de natureza tributária e não tributária;
1.16 Estabelecimento de diretrizes para apresentação, aprovação e execução de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual;
1.17 Diretrizes para execução provisória do orçamento.


2 ANEXO DE METAS FISCAIS: CONCEITOS, ORIENTAÇÕES E APRESENTAÇÃO DE METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS QUE COMPÕEM O REFERIDO ANEXO.
2.1 Demonstrativo 1 – Metas fiscais anuais;
2.2 Demonstrativo 2 – Avaliação do cumprimento das metas fiscais do exercício anterior;
2.3 Demonstrativo 3 – Metas fiscais atuais comparadas com as fixadas nos três exercícios anteriores;
2.4 Demonstrativo 4 – Evolução do patrimônio líquido;
2.5 Demonstrativo 5 – Origem e aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;
2.6 Demonstrativo 6 – Avaliação da situação financeira e atuarial do RPPS;
2.7 Demonstrativo 7 – Estimativa e compensação da renúncia de receita;
2.8 Demonstrativo 8 – Margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.


3. ANEXO DE RISCOS FISCAIS:
3.1 Conceito de riscos fiscais;
3.2 Conceito de contingências passivas;
3.2 Conceito de obrigações fiscais;
3.4 Instruções para elaboração do Anexo de Riscos Fiscais.

Inscreva-se
Professor(a)

Mara Backes - Contadora, Especialista em Direito Público, Consultora Contábil e Professora da DPM Educação.

Professor(a)

Taiana Silveira Barbosa Noronha - Contadora, Especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Especializanda em Direito Público, Consultora Contábil e Professora da DPM Educação.

Investimento

ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 471,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 423,90 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 442,74 por participante
03 a ou mais participantes R$ 398,47 por participante
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento POR BOLETO VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 618,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 556,20 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 580,92 por participante
03 a ou mais participantes R$ 522,83 por participante
Dados para empenho: DPM Educação Ltda., CNPJ 13.021.017/0001-77 Dados para empenho:
DPM Educação Ltda.,
CNPJ 13.021.017/0001-77
DEMAIS INTERESSADOS
Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX VALOR
01 a 02 participantes R$ 886,42 por participante
03 ou mais participantes R$ 797,78 por participante
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO VALOR
01 a 02 participantes R$ 943,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 848,70 por participante
DADOS BANCÁRIOS
Instruções

INSCRIÇÕES


- WEB: Clique no botão INSCREVA-SE.


- E-MAIL: Encaminhar para cursos@dpmeducacao.com.br mensagem informando município, título do curso desejado, nome completo do(a) inscrito(a) sem abreviaturas, CPF, cargo, e-mail e telefones de contato (profissional e celular).


- WHATSAPP: (51) 98041-5821.


REGISTRAMOS QUE, UMA VEZ FEITA A INSCRIÇÃO, PROCEDEREMOS O PROCESSO DE COBRANÇA. PARA TANTO, SEGUEM NOSSOS DADOS PARA EMPENHO E/OU PAGAMENTO POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA.


CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Será disponibilizado na central do aluno em até 48h úteis após o término do evento.


Importante: Informamos que atrasos e saídas antecipadas serão computadas e registradas para fins de cálculo do percentual de frequência contemplado no certificado.



IMPORTANTE: No caso do não atingimento do número mínimo de inscritos para viabilidade do evento, este curso poderá ser cancelado até 3 (três) dias úteis antes de sua realização, mediante aviso prévio.


INFORMAÇÕES
Telefone (51) 3027-3400
Whatsapp (51) 98041-5821
E-mail cursos@dpmeducacao.com.br
Site www.dpmeducacao.com.br
Segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h


ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS