O eSocial tem como objetivo unificar as obrigações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais, racionalizando e uniformizando o cumprimento das obrigações acessórias relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, além de outras informações previdenciárias e fiscais. Para o grupo composto por órgãos públicos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, sua implantação passou a ser exigida a partir de 21 de julho de 2021 de forma gradativa. O presente curso tem por objetivo apresentar uma abordagem geral dos principais eventos a serem atendidos pelos órgãos públicos: as informações exigidas na 1ª fase, que iniciou em 21/07/2021, na 2ª fase, que iniciou em 22/11/2021, na 3ª fase, que iniciou em 22/08/2022, e as informações referentes a 4ª fase, iniciada em 1º/01/2023. A partir da exigência da prestação das informações referentes à 1ª fase, portanto, paulatinamente novas obrigações foram, estão sendo e ainda serão exigidas. A plataforma do eSocial, para tanto, vem sendo constantemente aprimorada, inclusive com a alteração de versões. Suas informações cadastrais já substituem o CAGED e a RAIS; a GFIP e a GPS estão substituídas pela DCTFWeb e o DARF, a partir das informações transmitidas referentes à folha de pagamento; as informações sobre Segurança e Saúde no Trabalho possuem eventos específicos. Hoje convivemos com a versão Beta S-1.2, desde a competência janeiro/2024, com ajustes para possibilitar, em especial, o recolhimento do FGTS através do FGTS digital e a substituição da DIRF pelas informações transmitidas através do eSocial. Neste cenário, nosso treinamento tem por objetivo esclarecer aos que estão iniciando na operacionalização das informações a serem transmitidas ao eSocial quais são obrigatórias; o que são, em especial eventos não periódicos e eventos periódicos; como fazer os lançamentos de forma adequada; como parametrizar as rubricas de pagamento; quais os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho e como proceder com relação aos eventos que dizem respeito aos Processos Trabalhistas. Trata-se de um treinamento DIRECIONADO PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NA OPERACILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENVIO DE INFORMAÇÕES AO ESOCIAL, REFERENTES A ÓRGÃOS PÚBLICOS.O curso tem natureza teórica e NÃO HAVERÁ DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DE PLATAFORMA.
13 de maio de 2024: das 13h30min às 17h;
14 de maio de 2024: das 09h às 12h e das 13h30min às 17h.
1. O ESOCIAL: O QUE É? 1.1. Considerações sobre o eSocial 1.2. Principais mudanças com relação ao modelo anterior 2. FASEAMENTO 2.1. Fase 1: Eventos a serem informados (eventos “de tabelas”) 2.2. Fase 2: Eventos não periódicos (admissões, desligamentos, afastamentos e outros que não tenham data pré-fixada para ocorrer) 2.3. Fase 3: Eventos periódicos (remuneração, benefícios, reaberturas, fechamentos) 2.4. Fase 4: Eventos se segurança do trabalho 3. OS EVENTOS DA FASE 1: EVENTOS DE TABELAS 3.1. Informações do órgão público 3.2. O cuidado nas informações da Unidade (“estabelecimento”) dos órgãos públicos: CNAE, RAT e FAP 3.3. O ajuste em razão da Lei Federal nº 14.784, de 2023 (“desoneração da folha”) 4. OS EVENTOS DA FASE 2: EVENTOS DE CADASTROS (NÃO PERIÓDICOS) 4.1. Os eventos de cadastro (S-2190; S-2200; S-2300; S-2400; S-2410) 4.2. Celetistas X Agentes Públicos (Estatutários, contratados temporariamente, agentes políticos): 4.2.1. Principais informações a serem prestadas 4.2.2. Principais diferenças quanto às informações conforme a categoria 4.2.3. As informações quanto aos afastamentos, conforme o vínculo de trabalho 4.3. Cargos em Comissão e Funções Gratificadas 4.3.1. Como informar quando é nomeada uma pessoa estranha ao quadro de servidores 4.3.2. Como informar quando é nomeado um servidor efetivo para o cargo/função de confiança 4.4. As cedências 4.4.1. Informações a serem prestadas pelo órgão cedente 4.4.2. O cadastro no órgão cessionário 4.4.3. A responsabilidade pelo pagamento da remuneração do servidor e suas consequências no eSocial 4.5. Os “trabalhadores sem vínculo” 4.5.1. Autônomos (prestadores de serviços) 4.5.2. Microempreendedores individuais 4.5.3. Estagiários 4.5.3.1. A necessidade de serem cadastrados no órgão concessor do estágio 4.5.3.2. As informações quanto à bolsa auxílio na folha de pagamento 4.6. Regimes Previdenciários: RGPS X RPPS 4.6.1. As informações por servidor conforme o regime previdenciário 4.6.2. Os prazos a serem observados para informar afastamentos com repercussão previdenciária 4.7. O cadastro de beneficiários do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) 4.8. O cadastramento dos benefícios do RPPS 5. AS PECULIARIDADES DOS EVENTOS DA FASE 3: A FOLHA DE PAGAMENTO (EVENTOS PERIÓDICOS) 5.1. A necessidade de adequada parametrização das rubricas 5.1.1. O “tipo” de rubrica 5.1.2. As incidências: previdenciárias, IRRF e FGTS 5.2. S-1200: as principais informações a serem encaminhadas relativamente aos vinculados ao RGPS (Regime Geral de Previdência Social) 5.2.1 Os Autônomos e Microempreendedores Individuais (MEI) 5.2.2. As diárias pagas aos agentes públicos 5.2.3. Demais benefícios indenizatórios concedidos 5.3. S-1202: as principais informações a serem encaminhadas relativamente aos vinculados ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) 5.3.1. As diárias pagas aos agentes públicos 5.3.2. Demais benefícios indenizatórios concedidos 5.3.4. O abono de permanência 5.4. S-1207: A folha de benefícios previdenciários do RPPS 5.4.1. Aposentadorias e pensões por morte 5.4.2. Benefícios suportados pelo Tesouro (o próprio ente) 5.4.3. Complementação de benefícios 5.4.4. Pensões civis 5.5. Os pagamentos de valores devidos relativos a períodos anteriores 5.5.1. A contribuição previdenciária 5.5.2. O Imposto de Renda (IRRF) 5.5.3. O FGTS 5.6. S-1210: Informações dos pagamentos efetuados na competência 5.7. S-1299: O “fechamento” das informações quanto aos pagamentos realizados a pessoas físicas 5.8. Os eventos de retorno do eSocial (S-5001, S-5002, S-5003, S-5011, S-5012, S-5013) 5.9. A entrega para a DCTFWeb 5.10. Os procedimentos para retificação de informações da folha de pagamento 6. OS EVENTOS DA FASE 4: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (SST): 6.1. Regras de aplicação nos órgãos públicos: os cuidados com o que é obrigatório e o que não é obrigatório: 6.1.1. Conforme o regime previdenciário 6.1.2. Conforme o regime de trabalho 6.2. S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) 6.3. S-2220: quando é necessário informar os eventos de Monitoramento da Saúde do Trabalhador 6.4. S-2240: as informações quanto às Condições Ambientais de Trabalho – em relação a quais vínculos são obrigatórias 6. OS EVENTOS DE PROCESSOS TRABALHISTAS 6.1. Quando utilizar os eventos S-2500 e S-2501 6.2. Quando NÃO enviar o evento S-2501 6.3. Os eventos de retorno (S-5501 e S-5503) 7. AS CONSEQUÊNCIAS PELA FALTA DE ENCAMINHAMENTO DAS INFORMAÇÕES
Auditório da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Navegantes, Porto Alegre/RS.
10 horas.
Servidores responsáveis pela transmissão das informações ao eSocial, servidores da área de pessoal, responsáveis pela folha de pagamento, responsáveis pela entrega de obrigações acessórias, Procuradores e Assessores Jurídicos, Secretários, demais servidores interessados.
Renée Cristina Herlin Ritter - Advogada, Mestre em Direito Público, Especialista em Direito Público e Consultora Jurídica da Pause & Perin Advogados e Professora da DPM Educação.
Tatiana Matte de Azevedo - Graduada em Direito. Pós-graduada, em nível de especialização, na área de Direito Civil e Processual Civil. Especialista na área de Previdência Pública. Certificada pelo Instituto Totum - Certificação CP RPPS DIRIG RPPS-I. Advogada e Consultora Jurídica da Pause & Perin - Advogados e Professora da DPM Educação.
ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Borba, Pause & Perin - DPM | |
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Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
01 a 02 participantes | R$ 629,00 por participante |
03 ou mais participantes | R$ 566,10 por participante |
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
01 a 02 participantes | R$ 591,26 por participante |
03 a ou mais participantes | R$ 532,13 por participante |
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Borba, Pause & Perin - DPM | |
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Valores para pagamento POR BOLETO | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
01 a 02 participantes | R$ 823,00 por participante |
03 ou mais participantes | R$ 740,70 por participante |
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
01 a 02 participantes | R$ 773,62 por participante |
03 a ou mais participantes | R$ 696,26 por participante |
DEMAIS INTERESSADOS | |
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Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX | VALOR |
01 a 02 participantes | R$ 1.182,52 por participante |
03 ou mais participantes | R$ 1.064,27 por participante |
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO | VALOR |
01 a 02 participantes | R$ 1.258,00 por participante |
03 a ou mais participantes | R$ 1.132,20 por participante |
DADOS BANCÁRIOS | |
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INSCRIÇÕES
- WEB: Clique no botão INSCREVA-SE.
- E-MAIL: Encaminhar para cursos@dpmeducacao.com.br mensagem informando município, título do curso desejado, nome completo do(a) inscrito(a) sem abreviaturas, CPF, cargo, e-mail e telefones de contato (profissional e celular).
- WHATSAPP: (51) 98041-5821.
REGISTRAMOS QUE, UMA VEZ FEITA A INSCRIÇÃO, PROCEDEREMOS O PROCESSO DE COBRANÇA. PARA TANTO, SEGUEM NOSSOS DADOS PARA EMPENHO E/OU PAGAMENTO POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA.
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Será entregue impresso na última saída do aluno.
Importante: Informamos que atrasos e saídas antecipadas serão computadas e registradas para fins de cálculo do percentual de frequência contemplado no certificado.
INFORMAÇÕES
Telefone (51) 3027-3400
Whatsapp (51) 98041-5821 ou (51)99661-2022.
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Segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h.
ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS.