Detalhes dos Cursos
Detalhes dos Cursos
Auditório da sede da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Bairro Navegantes, em Porto Alegre/RS.    

Para Quem?

Servidores responsáveis pelo planejamento da manutenção da frota municipal, encarregados do Setor de Compras e Licitações, Secretários e demais interessados.    

Quando?

03 de fevereiro de 2020: das 09h às 12h e das 13h às 17h;
04 de fevereiro de 2020: das 09h às 12h, ou seja, somente pelo turno da manhã.
 
 

Auditório da sede da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Bairro Navegantes, em Porto Alegre/RS.
 
 

Para Quem?

Servidores responsáveis pelo planejamento da manutenção da frota municipal, encarregados do Setor de Compras e Licitações, Secretários e demais interessados.    

Parceira Acadêmica
Aspectos Jurídicos para a Contratação de Manutenção Veicular: Aquisição de Peças e Prestação de Serviços
Apresentação

Após inúmeros relatos de servidores no tocante à dificuldade de planejamento quando o assunto é a manutenção da frota municipal, identificou-se a necessidade de tratar o tema de forma mais minuciosa. E, no intuito de desmistificá-lo, serão tratados os aspectos jurídicos inerentes aos procedimentos prévios a esse tipo de contratação, conscientizando os gestores e seus respectivos Secretários da necessidade de planejamento prévio à simples ordem de execução de serviços e, principalmente, da observância da Lei Federal nº 8.666/1993, Lei de Licitações. 


Um dos reflexos da falta de planejamento nas contratações de manutenção veicular é o drástico aumento dos processos de dispensas realizados pelos municípios, não raras vezes, ilegais. Atualmente, através do LicitaCon, sistema informatizado de licitações e contratos criado pelo TCE/RS e em vigor desde 02.05.2016, qualquer cidadão poderá visualizar as contratações realizadas pelo Poder Público. Da mesma forma o próprio TCE/RS, que diante de eventual ilegalidade poderá apontar o gestor pela inobservância da legislação vigente. Por isso o objetivo de conscientização dos gestores. 


Como se pretende fazer isso? Tratando os aspectos jurídicos envolvidos na manutenção veicular, explicitando as formas de contratação e alternativas à luz da Lei Federal nº 8.666/1993, Lei de Licitações, e, especialmente, no entendimento dos órgãos de controle.


 

 
ASSISTA A SINOPSE DO CURSO

Público-Alvo

Servidores responsáveis pelo planejamento da manutenção da frota municipal, encarregados do Setor de Compras e Licitações, Secretários e demais interessados.


 

 

Data / Horário

03 de fevereiro de 2020: das 09h às 12h e das 13h às 17h;
04 de fevereiro de 2020: das 09h às 12h, ou seja, somente pelo turno da manhã.


 

 

Carga horária

12 horas-aula.


 

 

Programação

1. O serviço de manutenção veicular
1.1 Manutenção preventiva
1.2 Manutenção corretiva


2. Planejando a contratação
2.1 Levantamento da frota municipal
2.2 Separação dos veículos por natureza
2.3 Diagnóstico dos serviços
2.3.1 Por tarefa
2.3.2 Por hora mecânica
2.4 Indicação das peças a serem substituídas
2.4.1 Começando pelas adquiridas nos últimos meses/anos
2.4.2 Até as peças de possível substituição
2.5 Eventual contratação para o diagnóstico dos serviços e peças
2.5.1 De servidor público, nos moldes da CRFB
2.5.2 Da prestação de serviço, com base na Lei de Licitações


3. Licitação como regra
3.1 Escolha da modalidade licitatória
3.2 O registro de preços e os benefícios na manutenção veicular
3.3 Pesquisa de mercado
3.3.1 Tabela de preços
3.4 Tipo de licitação
3.4.1 Menor preço
3.4.1.1 Por item
3.4.1.2 Global
3.4.2 Maior desconto?
3.5 O entendimento dos órgãos de controle


4. Contratação direta como exceção
4.1 Dispensa de licitação
4.1.1 Pelo valor (art. 24, I e II)
4.1.2 Em situações de urgência/emergência (art. 24, IV)
4.1.3 Como condição de manutenção da garantia (art. 24, XVII)
4.2 Inexigibilidade de licitação
4.2.1 Pela inviabilidade de competição (art. 25, caput)
4.2.2 Por representante comercial exclusivo (art. 25, I)
4.3 Requisitos a serem observados na formalização da contratação direta.


 

 

Professor(a)

Bruna Polizelli Torossian - Advogada, Especialista em Direito Público, Consultora Jurídica da Pause & Perin Advogados e Professora da DPM Educação

Investimento

ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 550,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 495,00 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 517,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 0,00 por participante
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento POR BOLETO VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 825,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 0,00 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 775,50 por participante
03 a ou mais participantes R$ 742,50 por participante
Dados para empenho: DPM Educação Ltda., CNPJ 13.021.017/0001-77 Dados para empenho:
DPM Educação Ltda.,
CNPJ 13.021.017/0001-77
DEMAIS INTERESSADOS
Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX VALOR
01 a 02 participantes R$ 0,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 0,00 por participante
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO VALOR
01 a 02 participantes R$ 0,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 0,00 por participante
DADOS BANCÁRIOS
Instruções

INSCRIÇÕES
WEBClique no botão INSCREVA-SE. 
E-MAIL: Encaminhar para cursos@dpmeducacao.com.br mensagem informando município, título do curso desejado, nome completo do(a) inscrito(a) sem abreviaturas, CPF, cargo, e-mail e telefones de contato (profissional e celular).   

REGISTRAMOS QUE, UMA VEZ FEITA A INSCRIÇÃO, PARA EFEITOS DE COBRANÇA, SOMENTE SERÁ CONSIDERADO O CANCELAMENTO FEITO COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 04 (QUATRO) DIAS ÚTEIS DA DATA DO INÍCIO DO CURSO.

DADOS BANCÁRIOS
Pagamentos que forem efetuados por depósito ou transferência bancária deverão ser efetuados na conta corrente nº 06.3244830-9, agência 0100, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - BANRISUL (041) e os respectivos comprovantes encaminhados imediatamente para o e-mail cursos@dpmeducacao.com.br ou fax (51) 3027-3434, para fins de emissão da nota fiscal eletrônica.

INFORMAÇÕES 
Telefone (51) 3094-3440, whatsapp (51) 98041-5821, e-mail cursos@dpmeducacao.com.br ou chat online, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h.

IMPORTANTE: A CONFIRMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DESTE CURSO ESTÁ CONDICIONADA AO ATINGIMENTO DO NÚMERO MÍNIMO DE INSCRIÇÕES PARA VIABILIDADE DO EVENTO. NO CASO DE CANCELAMENTO, COMUNICAREMOS COM ANTECEDÊNCIA.

ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS.