Detalhes dos Cursos
Detalhes dos Cursos
Auditório da sede da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco nº 1001, Térreo, Bairro Navegantes, em Porto Alegre/RS.

Para Quem?

Servidores que tenham, sob sua responsabilidade, a condução dos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação, Secretários, Assessores, Consultores, Procuradores Jurídicos, Membros da Comissão de Controle Interno e demais interessados.

Quando?

12 de março de 2020: das 09h às 12h e das 13h às 17h;
13 de março de 2020: das 09h às 12h.

Auditório da sede da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco nº 1001, Térreo, Bairro Navegantes, em Porto Alegre/RS.

Para Quem?

Servidores que tenham, sob sua responsabilidade, a condução dos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação, Secretários, Assessores, Consultores, Procuradores Jurídicos, Membros da Comissão de Controle Interno e demais interessados.

Parceira Acadêmica
Licitação Pública - Módulo II (Contratação Direta: Dispensa e Inexigibilidade)
Apresentação

Esse segundo módulo é destinado ao exame das exceções ao dever de licitar, previstas na Lei de Licitações e em outras normas específicas, com foco nas hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação cujos os requisitos poderão ser potencialmente satisfeitos pelos Municípios, autorizando-os a fazer a celebração direta da contratação.

ASSISTA A SINOPSE DO CURSO

Público-Alvo

Servidores que tenham, sob sua responsabilidade, a condução dos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação, Secretários, Assessores, Consultores, Procuradores Jurídicos, Membros da Comissão de Controle Interno e demais interessados.

Data / Horário

12 de março de 2020: das 09h às 12h e das 13h às 17h;
13 de março de 2020: das 09h às 12h.

Carga horária

12 horas-aula.

Programação

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 
1.1 O dever de licitar 
1.2 Princípios da Administração Pública
1.3 Princípios específicos das licitações
1.4 Atos preparatórios às contratações (art. 7º e art. 14, da LL)


2. FORMAS DE CONTRATAÇÃO DIRETA 
2.1 Licitação dispensada 
2.2 Dispensa de licitação 
2.3 Inexigibilidade de licitação
2.4 Distinção entre as hipóteses de dispensa e inexigibilidade


3. DISPENSA DE LICITAÇÃO 
3.1 Contratações com valores reduzidos 
3.2 Situação emergencial ou calamidade pública 
3.3 Ausência de interessados em licitação anterior 
3.4 Propostas superestimadas apresentadas em licitação anterior 
3.5 Aquisição de bens ou serviços prestados por órgãos da Administração Pública 
3.6 Aquisição ou locação de bem imóvel 
3.7 Remanescente de obra, serviço ou fornecimento de bens 
3.8 Aquisições eventuais de gêneros perecíveis, durante a realização de processo licitatório específico 
3.9 Contratação de instituição sem fins lucrativos: pesquisa, ensino ou desenvolvimento institucional 
3.10 Restauração de obras de arte e objetos históricos 
3.11 Impressão de Diários Oficiais, formulários padronizados e edições técnicas oficiais 
3.12 Aquisição de peças para manutenção de garantia técnica de produtos 
3.13 Contratação de associação de portadores de necessidades especiais 
3.14 Fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural 
3.15 Coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos recicláveis/reutilizáveis por catadores 
3.16 Chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar - PNAE


4. INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO 
4.1 Hipóteses exemplificativas constantes do art. 25 da LL. 
4.1.1. Empresa ou representante comercial exclusivo 
4.1.2. Serviços técnicos executados por profissionais especializados
4.1.2.1 Vedação para contratação de serviços de publicidade e divulgação 
4.1.2.2 Critérios para definição da notória especialização de profissional ou empresa
4.1.3. Contratação de profissional do setor artístico 
4.2 Hipóteses fundamentadas no caput do art. 25 da LL
4.3 Chamamento Público


5. DESPESAS FEITAS EM REGIME DE ADIANTAMENTO
5.1 Pequenas compras de pronto pagamento e o limite de valor
5.2 Caráter de exceção: impossibilidade de subordinação ao processo normal de contratação


6. PROCEDIMENTO PARA CONTRATAÇÃO DIRETA 
6.1 Preenchimento dos requisitos de habilitação e justificativa da contratação direta
6.2. Justificativa do preço e razão da escolha do contratado
6.3. Ratificação pela autoridade superior 
6.4. Publicações na imprensa oficial


7. CRIMES NA CONTRATAÇÃO DIRETA.

Professor(a)

Bruna Polizelli Torossian - Advogada, Especialista em Direito Público, Consultora Jurídica da Pause & Perin Advogados e Professora da DPM Educação

Investimento

ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 550,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 495,00 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 517,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 0,00 por participante
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento POR BOLETO VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 825,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 0,00 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 775,50 por participante
03 a ou mais participantes R$ 742,50 por participante
Dados para empenho: DPM Educação Ltda., CNPJ 13.021.017/0001-77 Dados para empenho:
DPM Educação Ltda.,
CNPJ 13.021.017/0001-77
DEMAIS INTERESSADOS
Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX VALOR
01 a 02 participantes R$ 0,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 0,00 por participante
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO VALOR
01 a 02 participantes R$ 0,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 0,00 por participante
DADOS BANCÁRIOS
Instruções

Inscrições
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E-MAIL: Encaminhar para cursos@dpmeducacao.com.br mensagem informando município, título do curso desejado, nome completo do(a) inscrito(a) sem abreviaturas, CPF, cargo, e-mail e telefones de contato (profissional e celular).   

REGISTRAMOS QUE, UMA VEZ FEITA A INSCRIÇÃO, PARA EFEITOS DE COBRANÇA, SOMENTE SERÁ CONSIDERADO O CANCELAMENTO FEITO COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 04 (QUATRO) DIAS ÚTEIS DA DATA DO INÍCIO DO CURSO.

Dados Bancários
Pagamentos que forem efetuados por depósito ou transferência bancária deverão ser efetuados na conta corrente nº 06.3244830-9, agência 0100, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - BANRISUL (041) e os respectivos comprovantes encaminhados imediatamente para o e-mail cursos@dpmeducacao.com.br ou fax (51) 3027-3434, para fins de emissão da nota fiscal eletrônica.

Informações
Telefone (51) 3094-3440, whatsapp (51) 98041-5821, e-mail cursos@dpmeducacao.com.br ou chat online, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h.

IMPORTANTE: A CONFIRMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DESTE CURSO ESTÁ CONDICIONADA AO ATINGIMENTO DO NÚMERO MÍNIMO DE INSCRIÇÕES PARA VIABILIDADE DO EVENTO. NO CASO DE CANCELAMENTO, COMUNICAREMOS COM ANTECEDÊNCIA.

ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS.