Detalhes dos Cursos
Detalhes dos Cursos
Auditório da sede da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco nº 1001, Térreo, Bairro Navegantes, em Porto Alegre/RS.  

Para Quem?

Servidores que tenham, sob sua responsabilidade, a condução dos processos de licitação, em especial Membros das Comissões de Licitação, Setor de Compras, os Secretários, Assessores, Consultores, Procuradores Jurídicos, Membros da Comissão de Controle Interno e demais interessados.   

Quando?

10 a 11 de março de 2020: das 09h às 12h e das 13h às 17h.
 

Auditório da sede da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco nº 1001, Térreo, Bairro Navegantes, em Porto Alegre/RS.
 

Para Quem?

Servidores que tenham, sob sua responsabilidade, a condução dos processos de licitação, em especial Membros das Comissões de Licitação, Setor de Compras, os Secretários, Assessores, Consultores, Procuradores Jurídicos, Membros da Comissão de Controle Interno e demais interessados.   

Parceira Acadêmica
Licitação Pública - Módulo I (Processamento das Fases Interna e Externa)
Apresentação

A Constituição da República, em seu art. 37, inciso XXI, determina que as contratações realizadas entre a Administração Pública e terceiros devem ser precedidas de licitação, ressalvados os casos previstos em legislação específica. Em 21 de junho de 1993 foi editada a chamada Lei de Licitações (Lei n.º 8.666) para regulamentar os procedimentos de licitação, as hipóteses de contratação direta e a execução dos contratos administrativos. Desde a sua edição, a Lei de Licitações sofreu poucas alterações. Entretanto, as necessidades da Administração Pública estão evoluindo constantemente, reclamando novas soluções, tanto da doutrina, quanto dos tribunais e demais órgãos de fiscalização.
A DPM Educação, visando contribuir com o aperfeiçoamento dos servidores municipais, realizará treinamento sobre Licitação Pública, que é composto por 3 (três) módulos:
Módulo I – Processamento das Fases Interna e Externa da Licitação;
Módulo II – Contratações diretas: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação;
Módulo III – Execução dos Contratos.
Esse primeiro módulo é destinado ao exame da elaboração dos atos preparatórios indispensáveis para a realização das contratações públicas e ao processamento da licitação propriamente dita, com foco nas modalidades previstas na Lei n.º 8.666/1993. Essas questões relativas as fases interna e externa do certame são relevantes e diretamente relacionadas com a satisfação da Administração quanto ao resultado da licitação, ou seja, com a realização de uma contratação eficaz e econômica.


 
Público-Alvo

Servidores que tenham, sob sua responsabilidade, a condução dos processos de licitação, em especial Membros das Comissões de Licitação, Setor de Compras, os Secretários, Assessores, Consultores, Procuradores Jurídicos, Membros da Comissão de Controle Interno e demais interessados. 


 

Data / Horário

10 a 11 de março de 2020: das 09h às 12h e das 13h às 17h.


 

Carga horária

16 horas-aula.


 

Programação

1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 
1.1 Princípios gerais da Administração Pública 
1.2 Princípios especiais das contratações 
1.3 O dever de licitar 
1.4 Definições legais 
1.5 Impedimentos para contratar com o órgão licitante 
1.6 Comissão de Licitações 
1.7 Cadastro de Fornecedores 


2 FASE INTERNA DA LICITAÇÃO 
2.1 Atos preparatórios para contratação de obras e serviços. 
2.1.1 Projeto básico. 
2.1.2 Planilha de quantitativos e custos unitários 
2.1.3 Previsão de recursos orçamentários 
2.1.4 Cumprimento ao artigo 16 da LC nº 101/2000 
2.2 Atos preparatórios para contratação à aquisição de bens 
2.2.1 Adequada caracterização do objeto 
2.2.2 Orçamentos prévios 
2.2.3 Previsão de recursos orçamentários 
2.2.4 Cumprimento ao artigo 16 da LC nº 101/2000 
2.2.5 Considerações sobre Registro de Preços 
2.2.6 Considerações sobre padronização 
2.3 Modalidades de licitação 
2.3.1 Concorrência 
2.3.2 Tomada de Preços 
2.3.3 Convite 
2.3.4 Concurso 
2.3.5 Leilão 
2.3.6 Pregão 
2.3.7 Escolha da modalidade de licitação 
2.3.7.1 Escolha da modalidade de licitação de acordo com o objeto 
2.3.7.2 Escolha da modalidade de licitação de acordo com o valor 
2.4 Tipos de licitação 
2.4.1 Menor Preço 
2.4.2 Melhor técnica 
2.4.3 Técnica e preço 
2.4.4 Maior lance ou oferta 
2.5 Processo licitatório: conteúdo 
2.6 Elaboração do edital: conteúdo obrigatório 
2.6.1 Preâmbulo 
2.6.2 Objeto da licitação 
2.6.3 Condições para participação na licitação 
2.6.4 Forma de apresentação da proposta 
2.6.5 Critérios de aceitabilidade das propostas 
2.6.6 Critério de julgamento 
2.6.7 Instruções e normas para recursos 
2.6.8 Prazos e condições para assinatura e execução do contrato. 
2.6.9 Condições de pagamento 
2.6.10 Condições de recebimento do objeto da licitação 
2.6.11 Sanções para o caso de inadimplemento 
2.6.12 Outras indicações específicas ou peculiares da licitação 
2.6.13 Local e meios para obtenção de informações complementares e esclarecimentos 
2.6.14 Aprovação da minuta pela Assessoria Jurídica 
2.7 Anexos obrigatórios do edital 


3 FASE EXTERNA DA LICITAÇÃO 
3.1 Publicidade do aviso de edital 
3.2 Impugnação ao edital 
3.3 Processamento da fase de habilitação (concorrência, tomada de preços e convite) 
3.3.1. Documentos de habilitação 
3.3.1.1 Habilitação Jurídica 
3.3.1.2 Regularidade fiscal 
3.3.1.3 Regularidade Trabalhista 
3.3.1.4 Qualificação técnica 
3.3.1.5 Qualificação econômico-financeira 
3.3.1.6 Cumprimento do disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição da República 
3.3.2. Julgamento da habilitação 
3.4 Processamento da Fase de proposta (concorrência, tomada de preços e convite) 
3.4.1. Conteúdo da proposta. 
3.4.2. Julgamento da proposta. 
3.5 Processamento da Fase recursal (concorrência, tomada de preços e convite) 
3.6 Encerramento do certame 
3.6.1 Homologação e Adjudicação 
3.6.2 Revogação e anulação 
3.6.3 Deserta ou frustrada.


 

Professor(a)

Márcia Bello de Oliveira Braga - Advogada, Mestre em Direito Público, Especialista em Direito do Estado, Especialista em Direito Tributário, Consultora Jurídica da Borba, Pause & Perin Advogados e Professora da DPM Educação.

Investimento

ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 550,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 495,00 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 517,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 0,00 por participante
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento POR BOLETO VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 825,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 0,00 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 775,50 por participante
03 a ou mais participantes R$ 742,50 por participante
Dados para empenho: DPM Educação Ltda., CNPJ 13.021.017/0001-77 Dados para empenho:
DPM Educação Ltda.,
CNPJ 13.021.017/0001-77
DEMAIS INTERESSADOS
Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX VALOR
01 a 02 participantes R$ 0,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 0,00 por participante
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO VALOR
01 a 02 participantes R$ 0,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 0,00 por participante
DADOS BANCÁRIOS
Instruções

INSCRIÇÕES
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E-MAIL: Encaminhar para cursos@dpmeducacao.com.br mensagem informando município, título do curso desejado, nome completo do(a) inscrito(a) sem abreviaturas, CPF, cargo, e-mail e telefones de contato (profissional e celular).   

REGISTRAMOS QUE, UMA VEZ FEITA A INSCRIÇÃO, PARA EFEITOS DE COBRANÇA, SOMENTE SERÁ CONSIDERADO O CANCELAMENTO FEITO COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 04 (QUATRO) DIAS ÚTEIS DA DATA DO INÍCIO DO CURSO.

DADOS BANCÁRIOS
Pagamentos que forem efetuados por depósito ou transferência bancária deverão ser efetuados na conta corrente nº 06.3244830-9, agência 0100, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - BANRISUL (041) e os respectivos comprovantes encaminhados imediatamente para o e-mail cursos@dpmeducacao.com.br ou fax (51) 3027-3434, para fins de emissão da nota fiscal eletrônica.

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Telefone (51) 3094-3440, whatsapp (51) 98041-5821, e-mail cursos@dpmeducacao.com.br ou chat online, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h.

IMPORTANTE: A CONFIRMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DESTE CURSO ESTÁ CONDICIONADA AO ATINGIMENTO DO NÚMERO MÍNIMO DE INSCRIÇÕES PARA VIABILIDADE DO EVENTO. NO CASO DE CANCELAMENTO, COMUNICAREMOS COM ANTECEDÊNCIA.

ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS.