Detalhes dos Cursos
Detalhes dos Cursos
Auditório da sede da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Bairro Navegantes, em Porto Alegre/RS.

Para Quem?

Servidores que tenham, sob sua responsabilidade, a condução dos processos de licitação, em especial Membros das Comissões de Licitação, Setor de Compras, os Secretários, Assessores, Consultores, Procuradores Jurídicos, Membros da Comissão de Controle Interno e demais interessados. 

Quando?

05 de fevereiro de 2020: das 09h às 12h e das 13h às 17h. 

Auditório da sede da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Bairro Navegantes, em Porto Alegre/RS.

Para Quem?

Servidores que tenham, sob sua responsabilidade, a condução dos processos de licitação, em especial Membros das Comissões de Licitação, Setor de Compras, os Secretários, Assessores, Consultores, Procuradores Jurídicos, Membros da Comissão de Controle Interno e demais interessados. 

Parceira Acadêmica
A Participação da Microempresa, da Empresa de Pequeno Porte, do Microempreendedor Individual e dos Demais Beneficiários da Lei Complementar nº 123/2006 nas Licitações
Apresentação

A Lei Complementar nº 123/2006, denominada de Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, em cumprimento ao que determinam os arts. 146, inciso III, alínea d, e parágrafo único, 170, inciso IX, e 179, da Constituição da República, estabeleceu tratamento diferenciado e favorecido às microempresas - ME e empresas de pequeno porte - EPP.


Em 2007, a Lei nº 11.488/2007, estendeu os benefícios relativos às licitações também para as cooperativas que atendam aos requisitos estabelecidos em seu art. 34. Em 2008, a Lei Complementar nº 128 incluiu o microempreendedor individual – MEI entre os beneficiários do tratamento diferenciado. A Lei Complementar nº 147/2014, por sua vez, ampliou os benefícios nas aquisições públicas para o produtor rural pessoa física e para o agricultor familiar, que atendam ao art. 3º-A, da Lei Complementar nº 123/2006.


No Capítulo V da Lei Complementar nº 123/2006, nos arts. 42 a 45, a norma disciplina uma série de benefícios específicos para tais pessoas, quando participarem em licitações públicas, que foram ampliados pela Lei Complementar nº 155/2016; e nos arts. 47 a 49, prevê a realização de licitações diferenciadas para esse público, que foram significativamente alteradas pela Lei Complementar nº 147/2014.


Esses benefícios ainda são objeto de diversas dúvidas, especialmente sobre como harmonizá-los com as demais regras e princípios da licitação e como torná-los operacionais nas diversas modalidades de licitação. Assim, no presente treinamento, serão examinados os beneficiários dessa norma, as espécies de benefícios e a sua concretização nas licitações municipais.

ASSISTA A SINOPSE DO CURSO

Público-Alvo

Servidores que tenham, sob sua responsabilidade, a condução dos processos de licitação, em especial Membros das Comissões de Licitação, Setor de Compras, os Secretários, Assessores, Consultores, Procuradores Jurídicos, Membros da Comissão de Controle Interno e demais interessados. 

Data / Horário

05 de fevereiro de 2020: das 09h às 12h e das 13h às 17h. 

Carga horária

08 horas-aula.

Programação

1. BENEFICIÁRIOS ATUAIS DA LC 123/2006
1.1 Microempresa - ME
1.2 Empresa de pequeno porte - EPP
1.3 Microempreendedor Individual - MEI
1.4. Cooperativas
1.5. Produtor Rural Pessoa Física
1.6. Agricultor Familiar


2. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE AS LICITAÇÕES E A LC Nº 123/2006 (COM SUAS ALTERAÇÕES POSTERIORES)
2.1 Objetivo e princípios das licitações frente às disposições da LC 123/2006
2.2 Espécies de benefícios
2.3. Regulamentação pelo Decreto nº 8.538/2015


3. PRERROGATIVAS NAS LICITAÇÕES
3.1 Fase de habilitação
3.1.1 Regularidade fiscal e trabalhista
3.1.2 Prazo e procedimento para regularização
3.1.3 Cadastro de fornecedores
3.2. Fase de proposta
3.2.1 Procedimento na concorrência, na tomada de preços e no convite
3.2.2 Procedimento no pregão


4. LICITAÇÕES DIFERENCIADAS
4.1. Licitação com participação exclusiva dos beneficiários
4.2 Licitação com subcontratação obrigatória dos beneficiários
4.3 Licitação com reserva de cotas para a contratação dos beneficiários
4.4 Hipóteses de inaplicabilidade das licitações diferenciadas

Professor(a)

Márcia Bello de Oliveira Braga - Advogada, Mestre em Direito Público, Especialista em Direito do Estado, Especialista em Direito Tributário, Consultora Jurídica da Borba, Pause & Perin Advogados e Professora da DPM Educação.

Investimento

ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 415,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 373,50 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 390,10 por participante
03 a ou mais participantes R$ 0,00 por participante
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento POR BOLETO VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 622,50 por participante
03 ou mais participantes R$ 0,00 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 585,15 por participante
03 a ou mais participantes R$ 560,25 por participante
Dados para empenho: DPM Educação Ltda., CNPJ 13.021.017/0001-77 Dados para empenho:
DPM Educação Ltda.,
CNPJ 13.021.017/0001-77
DEMAIS INTERESSADOS
Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX VALOR
01 a 02 participantes R$ 0,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 0,00 por participante
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO VALOR
01 a 02 participantes R$ 0,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 0,00 por participante
DADOS BANCÁRIOS
Instruções

INSCRIÇÕES
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E-MAIL: Encaminhar para cursos@dpmeducacao.com.br mensagem informando município, título do curso desejado, nome completo do(a) inscrito(a) sem abreviaturas, CPF, cargo, e-mail e telefones de contato (profissional e celular).   

REGISTRAMOS QUE, UMA VEZ FEITA A INSCRIÇÃO, PARA EFEITOS DE COBRANÇA, SOMENTE SERÁ CONSIDERADO O CANCELAMENTO FEITO COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 04 (QUATRO) DIAS ÚTEIS DA DATA DO INÍCIO DO CURSO.

DADOS BANCÁRIOS
Pagamentos que forem efetuados por depósito ou transferência bancária deverão ser efetuados na conta corrente nº 06.3244830-9, agência 0100, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - BANRISUL (041) e os respectivos comprovantes encaminhados imediatamente para o e-mail cursos@dpmeducacao.com.br ou fax (51) 3027-3434, para fins de emissão da nota fiscal eletrônica.

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Telefone (51) 3094-3440, whatsapp (51) 98041-5821, e-mail cursos@dpmeducacao.com.br ou chat online, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h.

IMPORTANTE: A CONFIRMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DESTE CURSO ESTÁ CONDICIONADA AO ATINGIMENTO DO NÚMERO MÍNIMO DE INSCRIÇÕES PARA VIABILIDADE DO EVENTO. NO CASO DE CANCELAMENTO, COMUNICAREMOS COM ANTECEDÊNCIA.

ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS.